segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O que uma atriz está fazendo em um curso de enfermagem?

Eu não estou fazendo enfermagem?



         O que uma atriz está fazendo em um curso de enfermagem?

*Kattianny Torres

Era o que me perguntava todos os dias, depois de ter me negado a fazer o curso técnico em enfermagem, enquanto estava na casa dos meus pais e depois de 10 anos tendo concluído o ensino médio ter ganho por obra do destino uma bolsa integral para  um curso superior na área.

Algumas vezes, muitas, inúmeras vezes passou por minha cabeça desistir, principalmente quando algumas pessoas, que não tinham coragem de falar na minha frente, diziam que eu era uma artista e que enfermagem não era minha área, por muito tempo acreditei nessa asneira. Com que autoridade se pode dizer isso? Acaso, a sensibilidade artística não se assemelha a sensibilidade que DEVE existir por parte do profissional de saúde? Afinal de contas, tanto o enfermeiro, quanto o artista tem como foco principal "as pessoas". O enfermeiro cuidando do ser de uma forma holística, o artista se encarregando de cuidar da mente, do espírito. E por que não unir  esses dois?

Tinha a consciência de que deveria aproveitar a oportunidade e também sabia da responsabilidade que é cuidar da saúde das pessoas. Comecei a pensar como associar a sensibilidade artística com os cuidados da enfermagem e percebi que SIM, eu faço enfermagem.Listei então algumas pequenas, miúdas coisas dentre as atribuições de um enfermeiro, que eu com minha sensibilidade artística e conhecimentos de acadêmica de enfermagem poderia aplicar e me questionei:

Ora! Se eu pego meus fantoches para contar histórias e falar da importância da higiene pessoal de uma forma lúdica, eu não estou fazendo enfermagem?

Se nos estágios eu canto, faço rir, além de aplicar os cuidados atribuídos "oficialmente" ao enfermeiro, melhorando o ânimo, comunicação e a aceitação entre equipe e paciente, eu não estou fazendo enfermagem?

Se eu busco o conforto do paciente procurando novas formas de cuidados, eu não estou fazendo enfermagem?

Se no setor eu me preocupo com o bem estar físico, emocional, e espiritual do paciente, agindo para que outros profissionais atuem no auxílio, eu não estou fazendo enfermagem?

Se eu uso um personagem para falar de uma forma mais acessível sobre assuntos complexos relacionados a saúde e consigo fazer com que as pessoas entendam, eu não estou fazendo enfermagem?

Pois é, já agora no 9º período de enfermagem digo convicta que não escolhi a enfermagem, A ENFERMAGEM ME ESCOLHEU. Tudo tem um motivo, tudo tem um propósito, SOU enfermeira, SOU atriz, SOU contadora de histórias  e utilizarei os dons que me foram emprestados por Deus para continuar melhorando a vida das pessoas.

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" ( Florence Nightingale)

*Kattianny Torres é acadêmica de enfermagem FACIPE.



   

0 comentários:

Postar um comentário