domingo, 29 de novembro de 2015

Experiência em Trabalho de Educação em Saúde

[*] Amanda Figueiredo dos Santos

Em sua definição, enfermeiro significa profissional detentor dos conhecimentos da arte de cuidar, de dar assistência. E era bem isso que imaginava quando entrei na faculdade para iniciar o curso de enfermagem. Imaginava concluindo o curso e trabalhando em algum hospital púbico ou particular, assumindo um plantão e colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos nos 5 anos de dedicação e estudo. Porém, no 7º período, na cadeira de Saúde do Trabalhador, ministrada pela professora Andréa Rosane, me descobri como professora. Nunca me imaginei dando aula, passando informações e orientações para grupo de pessoas e conseguindo atingir o objetivo final que é o compartilhamento das informações.

Descobri a educação em saúde, não que não soubesse que existisse, mas tive um contato maior com essa especialidade e acabei me descobrindo e me identificando. Essa experiência em trabalhos de educação em saúde é única, já haviam me dito que me expressava muito bem e que tinha jeito para ensinar, mas nunca tinha tido uma experiência tão próxima e tão positiva.

Os trabalhos que a professora Andréa Rosane nos designou, iniciou no outubro rosa, com palestras sobre o câncer de mama, em que, abordamos o assunto de maneira dinâmica com debates, e orientações sobre o auto exame. Foi simplesmente espetacular. Já estamos com projetos e palestras agendadas para o novembro azul, com uma abordagem para o câncer de próstata e o câncer de pênis. Hoje, não me vejo fazendo algo diferente que não seja ensinar/ministrar palestras, ou seja, compartilhar meus conhecimentos e ajudar outras pessoas a terem o mesmo amor pelo conhecimento.


O conhecimento é a única arma que temos contra todo o mal existente no mundo.

[*] Aluna do sétimo período (noite).

4 comentários:

  1. Isso mesmo meu amor, com está pequena contribuição que VC está tentando colocar em prática mudaremos este mundo. Parabéns meu amor, estarei sempre ao seu lado no caminho que VC escolher, pois sei o que VC realmente escolher VC vai fazer com amor e muito boa vontade, parabéns....

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo meu amor, com está pequena contribuição que VC está tentando colocar em prática mudaremos este mundo. Parabéns meu amor, estarei sempre ao seu lado no caminho que VC escolher, pois sei o que VC realmente escolher VC vai fazer com amor e muito boa vontade, parabéns....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Amanda! Sempre soube q vc seria essa profissional q hj vc está descobrindo. Tenho mto orgulho de vc!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Amanda! Sempre soube q vc seria essa profissional q hj vc está descobrindo. Tenho mto orgulho de vc!

    ResponderExcluir