terça-feira, 10 de março de 2015

Vacinas ajudam a combater epidemias e a alta taxa de mortalidade

Quando devemos tomar vacinas?
Especialistas tiram as dúvidas e falam sobre mitos e verdades.

Do G1, em São Paulo
Quando devemos tomar vacinas? Quais são as obrigatórias? Quais são só para as crianças? Podemos tomar mais de uma por dia? E a carteirinha de vacinação, tem que guardar para sempre? Os médicos Renato Kfouri, pediatra e infectologista, e Rosana Richtmann, infectologista, ajudaram o Bem Estar desta terça-feira (10) a desvendar as dúvidas sobre as vacinas.
As vacinas são pensadas e desenvolvidas contra doenças que têm impacto importante na sociedade, como alta taxa de mortalidade (meningite), que acomete muita gente (gripe), ou então porque leva a complicações (pneumonia). Qualquer vacina pode dar reações, como vermelhidão, dor e inchaço, ou febre e mal estar.
Muita gente acha que só pode tomar uma vacina por dia. Isso é mito. Não existe um número limite de vacinas, mas pelo desconforto da aplicação, geralmente são dadas de duas a três por vez. Também é mito quem fala que a vacina da gripe causa gripe. Essa vacina é feita com fragmento do vírus morto, portanto, é impossível de causar gripe. “Se eu já tive a doença, não preciso tomar a vacina”. Isso só vale para casos em que a doença não aparece de novo, como a catapora. Em outros casos, são vários vírus.
Criança com febre não deve tomar vacina? Verdade. Ela tem que estar sem febre por 48 horas. Se tiver em dúvida se tomou ou não a vacina, tome de novo. Não tem problema algum. Alérgicos a ovo também precisam ter cuidado. Algumas vacinas não tem proteína do ovo na composição.

0 comentários:

Postar um comentário