A indústria do tabaco estimula
as crianças a fumarem? A Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde
acredita que sim, por isso a entidade está lançando uma campanha para evitar
essa influência. Sobre o assunto, o Cotidiano entrevistou a publicitária,
especialista em Varejo e responsável pelo relatório Criança na Mira da
Indústria do Tabaco, Regina Blessa. No relatório ela analisa como é feita
a atração para que crianças e adolescentes comecem a fumar.
De acordo com Regina Blessa,
a grande intenção da indústria do tabaco é manter o comércio, manter pessoas
viciadas por muitos anos, "então, como a gente sabe as pessoas vão
morrendo e eles têm que repor novos consumidores e nada melhor do que pegar os
adolescentes", diz.
" Você vai à padaria ou a uma outra loja e vai ao caixa e tem os doces e outras guloseimas, e no meio disso tudo, um display fantástico de cigarros", comenta. Diante disso, ela analisa que a criança vai se familiarizando e achando que o cigarro é algo normal. Segundo a pesquisadora, isso faz com que ela, depois dos 12 ou 13 anos, comece a ter vontade de experimentar.
" Você vai à padaria ou a uma outra loja e vai ao caixa e tem os doces e outras guloseimas, e no meio disso tudo, um display fantástico de cigarros", comenta. Diante disso, ela analisa que a criança vai se familiarizando e achando que o cigarro é algo normal. Segundo a pesquisadora, isso faz com que ela, depois dos 12 ou 13 anos, comece a ter vontade de experimentar.
Para a publicitária, essa é
uma técnica psicológica aplicada no posicionamento desse material e dessas
embalagens bem iluminadas e coloridas no check out da loja.
Saiba mais sobre esse
marketing em pontos de venda que induzem o consumo de produtos, em especial do
cigarro, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de
Brasília.
Fonte: http://radios.ebc.com.br/
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