Vanderleia Germano e Julianne Vicente, egressas da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), foram aprovadas em concorridas residências de Enfermagem. A Vanderleia vai atuar em uma unidade de Saúde da Família, em Caruaru, e Julianne na UPE, em residência multiprofissional de Saúde Coletiva.
A residência é uma oportunidade para o profissional de saúde, considerada um ensino de Pós-Graduação, na qual o residente passa por um regime de estágio prático em tempo integral e dedicação exclusiva. A atuação é remunerada por meio de bolsa e visa o aperfeiçoamento em determinada especialidade, sempre supervisionada por profissionais qualificados.
A disputa por uma vaga na residência é acirrada. O processo consiste em prova escrita seguida de prova de títulos. Vanderleia afirma ter tido uma preparação consistente pela Facipe através do corpo docente qualificado e das oportunidades que a instituição oferece.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Facipe, Karla Romana, explica que na instituição diversas são as oportunidades. “Ao longo do curso são oferecidos programas de monitoria e iniciação científica que permite aos estudantes iniciarem em atividades que associam teoria à prática, além de pesquisas”. Para Julliane, a Facipe despertou seu aprofundamento científico. “Interessei-me e ingressei em programas de Monitoria, Extensão e Iniciação Científica. No final, tudo me ajudou, pois 20% da nota da seleção é curricular”, disse.
“Desde o início os docentes me receberam muito bem e sempre me apoiaram com meus projetos para a faculdade”, afirma Vanderleia que, aos poucos, foi participando de projetos de extensão e trabalhando com ações voluntárias, de maneira que acumulou bagagem.
0 comentários:
Postar um comentário